PROJETOS

Ao decorrer do ano acadêmico, nós petianos desenvolvemos projetos individuais, seja ele sob orientação do nosso tutor Drº. Profº. Wagner Mariano ou sob orientação de outro professor de área afim. Aqui segue alguns projetos que estão em andamento: 

Projeto: Dominância hierárquica na sociedade de Acanthoponera mucronata
Orientação: Profª. Drª Tatiane Tavares; Acadêmica petiana: Camila Nathalya. 

Projeto: Análise de Bulas dos Medicamentos Fitoterápicos comercializados em Araguaína - TO.
Orientação: Profª. Drª. Claudia Scareli; Acadêmicos petianos: Erisleny Santos e Jhonatan Amorin.

Resumo: O objetivo deste trabalho consistiu em realizar um levantamento dos medicamentos fitoterápicos comercializados nas farmácias do município de Araguaína - TO. Foram analisados 47 bulas de medicamentos fitoterápicos, adquiridas nos sites das empresas titulares do registro. A analise consistiu em avaliar as informações presentes nas bulas ou nos informativos dos produtos fitoterápicos e comparar com a bibliografia científica se estão de acordo com a Resolução (RDC 047/2009) ANVISA. O levantamento evidenciou resultados preocupantes como à falta de bulas por parte de alguns medicamentos. De acordo com os resultados obtidos 57,14% (20), das bulas estavam completamente fora das normas estabelecidas. Somente 42,86% (15), das bulas analisadas estavam em conformidade com a legislação vigente. Foi possível concluir que as bulas dos fitoterápicos analisados não seguem em sua maioria as normas legais, pois, são incompletas na qual podem induzir o paciente a uso incorreto do medicamento.

Projeto: Efeitos do biopesticida dipel wp a base de Bacillus thuringienis em solos: Ensaio de comportamento com minhocas (Eisenia fétida).
Orientação: Profº. Drº. Marcelo Paulino. Acadêmica petiana: Bheatriz Negreiros.

Resumo: Ensaios ecotoxicológicos são essenciais para o manejo, classificação e regulamentação de substâncias tóxicas quanto ao potencial de agravante ambiental e relacionado a saúde da biota local. As adversidades provenientes de lugares contaminados vêm aumentando progressivamente no Brasil,
principalmente com o uso de pesticidas na agricultura. O objetivo deste estudo é avaliar os impactos ambientais em solo após a aplicação de um biopesticida a base de Bacillus thuringienss em minhocas Eisenia fetida considerando atributos de fuga e rejeição ao solo contaminado. Esse experimento terá uma metodologia ágil, para designar a biodisponibilidade de substâncias químicas e biológicas contaminantes no solo para a espécie e outros animais, onde o comportamento de fuga é usado como bioindicador da qualidade do solo. O princípio do ensaio é a exposição simultânea das minhocas em dois compartimentos (n=15 por compartimento): um compartimento controle, livre do biopesticida e um compartimento com a presença do biopesticida (0,005g/cm2). Em um terrário com área total de 700 cm2 divididos igualmente serão adicionados por 48 horas exemplares de E. fetida. Ao final da exposição o número de organismos será determinado em cada seção do terrário. A amostra será considerada tóxica se >80% dos organismos forem encontrados na seção de solo controle. Com base nos resultados esperados, almeja-se saber se o solo de lavouras que utiliza o biopesticida torna-se toxica para a biota local, no que possa refletir alterações comportamentais, fisiológicas e a incidência de morte destes. O percentual de toxicidade dos grupos controles e práticos da amostra serão medidos a partir da extensão do local, posteriormente confirmada pela reação da minhoca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário