AULAS PRÁTICAS

 A ideia do projeto foi apresentar os laboratórios para alunos da Educação Básica por meio de algumas aulas práticas referentes às disciplinas de Física, Química e Biologia, buscando contextualiza-las com os conteúdos vistos em sala de aula, como também utilizando de exemplos de situações cotidianas para melhor compreensão dos alunos. 

As aulas foram realizadas em duas etapas: 

A primeira como um projeto piloto onde foram recebidos alunos de uma escola privada de Araguaína- TO. Um total de 30 alunos dividiram-se em três grupos de dez, de forma rotativa para que todos pudessem participar de cada  uma  das práticas realizadas nos diferentes laboratórios. Ao final desta etapa, foi aplicado um questionário com intuito de avaliar a compreensão e eficácia das atividades experimentais. 

A segunda etapa ocorreu durante a II Semana Acadêmica de Biologia e Feira de Ciências do Tocantins, no qual alunos de escolas de rede pública de Araguaína e Região participaram em duas tardes de aulas práticas. Nesta segunda etapa, a avaliação foi realizada de maneira indireta, através do diálogo com os discentes, visto que a grande demanda de alunos e curto tempo não possibilitou a aplicação do questionário. 

A seguir,confira cada uma das práticas realizadas durante as duas etapas do projeto:


Biologia:

  • Extração do DNA da Banana

materiais: 
Saco plástico
banana
Tubos de ensaio;
Bastão de vidro ou palito de madeira;
Álcool etílico gelado;
Béquer ou copo de vidro;
Peneira
Funil
Água 

Sal de cozinha
Detergente líquido

Passo 01: 

Coloque a fruta no saco plástico zip loc e esmague-a com o punho (cuidado para não rasgar o saco) até ficar um extrato homogêneo;

Passo 02: 

O segundo passo é preparar a solução de Lise, que consiste em juntar duas colheres se sal, detergente líquido e água para diluir. 
Após, coloque a solução dentro do saco juntamente com a banana macerada, misture bem. 

Passo 03:

Após, peneire a solução de modo que resulte apenas em um líquido viscoso, sem nenhum pedacinho.  


Passo 04:

Em uma proveta ou um copo adicione um pouco de álcool gelado, e coloque a solução.
O álcool gelado, além de proporcionar uma mistura heterogênia (duas fases), em ambiente salino, faz com que as moléculas de DNA se aglutinem, formando uma massa filamentosa e esbranquiçada.
O DNA não se dissolve no álcool, na concentração e na temperatura que se usou neste experimento. Pelo fato do DNA ser menos denso que a água e a mistura aquosa dos restos celulares, ele se localiza na interface da fase alcoólica e aquosa.







  • Presença de Amido dos Alimentos 
Materiais
1 tintura de iodo (que pode ser comprada facilmente em farmácias) ou uma solução de lugol (que pode ser preparada dissolvendo-se 5g de iodo e 3 g de iodeto de potássio em 100 mL de água. Uma solução de lugol sempre contém 1% de iodo (I2) e 2% de iodeto de potássio (KI));


-Pires ou Placas de Petri;
- Batata, pão, rabanete, clara de ovo, maçã, bolacha, farinha de trigo, sal, farinha de milho, farinha de mandioca, macarrão, arroz cru e outros alimentos que se deseje testar a presença de amido (Observação: alimentos de origem animal não contêm amido);
-Conta-gotas.
Passo a passo:

Coloque cada alimento diluído com um pouco de água, e macerado ( caso seja necessário) em uma Placa de Petri ou pires. Em seguida, adicione cerca de três gotas da tintura de iodo ou da solução de lugol em cada um dos alimentos e observe o que ocorre com a cor da solução no alimento. 

Resultado: 
Se houver amido no alimento, a coloração da solução de iodo ou lugol no alimento irá variar do azul ao preto, pois o corante reage com o amido, formando uma estrutura complexa que possui essas cores.










  • Processo Osmótico na folha de alface

Materiais
Alface fresca
Água
1 prato ou vasilha
Geladeira
1 colher
Sal de cozinha
Passo a passo:

Coloque o alface fresco em um prato ou vasilha, adicione um pouco de sal, e coloque na geladeira por mais ou menos uns 30 minutos. 


Resultado: 

Após o tempo proposto a  folha fica com aspecto murcho devido ao sal adicionado à sua superfície. O interior das células da alface tem menor concentração de solutos (meio hipotônico) em relação ao sal colocado sobre a folha. A combinação do sal com a umidade do ar proporciona que esse meio seja hipertônico em relação ao interior das células de alface, fazendo com que a água se difunda para fora da folha, proporcionando o aspecto murcho que pode também ser visualizado após algum tempo que a salada foi temperada.





Química:

  •  Violeta que desaparece
Materiais:

Três copos, provetas ou tubos de ensaio
40 ml de água
20 ml de vinagre incolor
20 ml de Água oxigenada de 10 volumes
Um pílula de permaganato de Potássio

Passo a passo:

Dissolva a pílula em um copo com 40 ml de água, misture 20ml de vinagre incolor depois despeje os 20ml de água oxigenada. Mexa com uma colher até a cor violeta desaparecer. 


Reação química:

Na hora que colocamos o permanganato de potássio (KMno4) na água ele se dissocia e forma os íons potássio (K+) e permanganato (MnO4-­). Na hora que o íon de permanganato que é violeta se mistura com a água oxigenada e com o vinagre ele perde o seu oxigênio e vira um íon manganês (Mn2+) e esse íon é completamente transparente.
Agora se você colocar só a água oxigenada e não o vinagre, a cor mudará e ficará marrom. Isso acontece porque a água oxigenada com o permanganato de potássio formou o dióxido de manganês (MnO2); como o dióxido de manganês é marrom e não é solúvel na água se você deixar descansar essa solução, ela irá decantar.




  • Derretendo Isopor 
Materiais:


30 mL de acetona 
Béquer ou recipiente com capacidade para 100 mL 
Pedaços de isopor 

Passo a passo:

Coloque a acetona no recipiente, acrescente os pedaços de isopor e observe. 

Repare na velocidade em que o isopor se dissolve em meio à acetona. 

Explicação química:

Ao mergulhar o pedaço de isopor na acetona, ele libera todo o ar pressionado em seu interior na forma de gás carbônico, transformando-se em uma pasta. Por que isso ocorre? Os dois compostos, acetona e isopor, são apolares: “Semelhante dissolve semelhante”, portanto, isopor se dissolve em acetona. 

Sob a ação da acetona, o isopor toma a forma pastosa, moldando-se com facilidade em torno de um molde, neste caso o recipiente. Ao se resfriar, o produto readquire o estado sólido. 





  • Física 

Materiais
2 garrafas PET de 2,5 litros ou de 2 litros;
1 garrafa PET de 3 litros;
tesoura;
água;
algum objeto com 1kg;
algum objeto com 500gr;
canetinha de marcação permanente.


Passo a passo:

  1. Das três garrafas, duas devem ser obrigatoriamente do mesmo tamanho. A terceira deve ser um pouco maior. Todas as garrafas devem ser lisas.
  2. Corte o bico da garrafa grande e de uma das garrafas pequenas. Em seguida, corte a parte de baixo da outra garrafa pequena.
  3. Forme um êmbolo, juntando a parte de cima e a parte de baixo das garrafas menores.
  4. A parte maior da garrafa grande é a base da balança.
  5. Afunde o êmbolo dentro da base e coloque água quase até a boca.
  6. O próximo passo é fazer as marcações da balança:
    Retire o êmbolo e faça a primeira marcação no nível da água.
    Coloque novamente o êmbolo dentro da base sem afundar e marque a massa zero.
    Agora, ponha um objeto com massa de 1 kg e faça a marcação.
    Divida em dez partes iguais a distancia entre 0 e 10.
Funcionamento:

Quando um objeto flutua, desloca um pouco de água e a quantidade de água deslocada é equivalente à massa desse objeto.
Para que a balança funcione, é só comparar a quantidade de água deslocada quando a balança está vazia com a quantidade de água deslocada com 1kg sobre a balança. Dessa forma, você poderá fazer as graduações entre 0 e 10 e medir a massa de qualquer objeto que tenha até 1 kg.
  • Campo Magnético 
Materiais:

4 imãs de auto falante, dois imãs pequenos com furo, podem ser retirados de fones de ouvido sem uso, um lápis apontado, um pedaço de espuma grossa ou isopor e um aparato (pedaço de vidro ou acrílico).

Passo a passo:

Prenda os imas na superfície, que pode ser de isopor, e encaixe os imas pequenos no lápis. Para que a levitação aconteça é preciso um pouco de paciência para acertar a posição do lápis, a repulsão dos imãs vai causar a levitação. Tente girar o lápis quando ele estiver apoiado, o efeito é muito interessante.
Peça para os alunos postarem em um blog o resultado da experiência, descrevendo os passos da montagem. Os alunos podem pesquisar na internet e em livros a seguinte pergunta: É possível levitar o lápis sem o uso do aparato de vidro para que ele fique apoiado? O texto deve ser entregue ao professor.
As respostas serão utilizadas para avaliação do conteúdo adquirido pelos alunos.


  • Visualização de ondas sonoras



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