FALA TUTOR!




Hoje tem aula? Tem sim senhor!!!

Wagner dos Santos Mariano[1]

Hoje várias CRIANÇAS do Brasil voltam a sua rotina escolar, além das crianças é claro, PROFESSORES (AS), COORDENADORES (AS), MERENDEIRAS (OS) e GESTORES (AS) ESCOLARES, enfim, todos os integrantes das instituições de ensino. Para todos eles, decidi escrever esse despretensioso texto, como primeira ação do meu dia. Quero desejar-lhes bom retorno. Bom retorno a rotina e que ela não se torne rotina, que ela se torne manhãs, tardes e noites de troca de saberes, trocas de humanização, trocas de palavras sábias que devam penetrar nos corações e nas mentes dos alunos.
Tenho certeza que toda a equipe escolar se preparam para esse encontro. Limparam os as gavetas, os armários, as escolas, mas será que esqueceram de jogar fora, o cansaço, o desanimo, os dissabores do ano letivo passado? Se a reposta for sim – ótimo! Se a respota for talvez – é melhor voltarmos e termos certeza que isso já está no cesto; mas se a resposta for não!!! Minha sugestão é faltar esse primeiro dia de aula e ir lá limpar os armários, pois hoje milhares de crianças, com tudo limpo, estão loucas para conhecer a nova professora, os novos colegas, a nova sala de aula e as novas tintas que embelezaram sua escola durante o tempo que ficaram fora.
Conversei apenas com duas crianças, uma de 7 anos (minha sobrinha) e outra filha de uma colega do meu trabalho (não sei ao certo sua idade, mas devia ter uns 9 anos), as duas estavam radiantes, cintilantes e extremamente ansiosas para voltar as aulas, para conhecer sua nova professora. Minha sobrinha me disse? Titio será que vou gostar da minha nova professora? Eu temeroso (pois ela geralmente confia muito em mim) respondi: Claro que sim, ela será tão boa e carinhosa quanto a sua outra professora. Ela ainda me disse: As aulas vão começar e já vem o carnaval para atrapalhar as aulas de novo, mas pelo menos já matarei a saudade né?!! Esse entusiasmo e empolgação alegrou meu coração, o discurso desta criança vai na contra mão do que ouço nas minha aulas (sou professor de didática e formação de professores), onde alguns acadêmicos dizem que os alunos, do Ensino Fundamental, não gostam de estudar e que só vão a escola por que os pais obrigam. Porém tenho um relato de uma criança, que se sente feliz e segura na sua escola que é pública. Estou salientando que a escola é pública, pois essa é mais outra informação que me trazem, que as escolas públicas deixam a desejar.
Se voltarmos a escola, todos os integrantes epígrafe, com os armários limpos das mazelas do ano anterior, receberemos nossos alunos da maneira que eles merecem e nos esperam: Alegres, sábios e humanizados, como conseqüência – teremos o que mais planejamos: A aprendizagem.

Bom retorno a todos.  
Araguaína, 04 de fevereiro de 2013 



[1] Professor de Didática e Formação de Professores do Curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Campus Universitário de Araguaína. Tutor do Grupo PET/CIÊNCIAS NATURAIS. wagnermariano@uft.edu.br

Um comentário: