AÇÕES

PROJETO DE ENSINO E EXTENSÃO: OUÇA QUE EU TE CONTO: 1º etapa: Inicialmente solicitou-se aos integrantes do grupo que elaborassem um conto pedagógico de tema livre, voltado para crianças e adolescentes. O objetivo do trabalho consistia na posterior aplicação dos contos nas escolas da cidade de Araguaína – TO. Abordaram-se temas como: Drogas, Aborto e Gravidez na Adolescência, Bullying, Bulimia, Violência, dentre outros. 2º etapa: Após a confecção dos contos, os mesmos foram expostos aos demais integrantes, para que pudessem sugerir e contribuir com a formatação final do conto, dar sugestões, ou em alguns casos, opinar por qual seria o melhor final para a história. Essas oficinas eram realizadas durante os encontros semanais do grupo, e desse modo houve uma interação entre todos os petianos, o que contribuiu para o enriquecimento do projeto que foi denominado “Ouça que eu te conto”, nome escolhido pelo grupo. 3º etapa: Após passarem por um processo de correção e formatação, os contos foram aplicados em algumas escolas do município de Araguaína – TO. A aplicação era feita por dois ou mais integrantes do grupo, que registraram o momento por meio de fotografias e vídeos. No final de cada aplicação foi realizada avaliação de aprendizagem com os alunos para verificar se os contos eram eficientes pedagogicamente.
Por fim, com os resultados da aplicação em mãos, cada petiano escreveu um trabalho completo referente ao seu conto e os efeitos que ele produziu no público alvo – crianças e adolescentes -, esses trabalhos serão apresentados em eventos científicos como, por exemplo, a SBPC.




PROJETO DE ENSINO E EXTENSÃO: RECEPÇÃO DOS CALOUROS DOS CURSOS DE BIOLOGIA, QUÍMICA E FÍSICA: O objetivo da recepção era informar aos novos estudantes sobre alguns assuntos que seriam de suma importância para os mesmos no meio acadêmico. Realizaram-se duas recepções aos calouros, sendo que a primeira aconteceu no mês de Março de 2011 e a segunda no mês de Setembro de 2011.




PROJETO DE EXTENSÃO: CINE PET: O Cine Pet consiste na exibição de filmes com o objetivo de inserir assuntos culturais no grupo e entre os universitários da instituição. O primeiro Cine Pet aconteceu no mês de Abril, com a exibição do documentário “Lixo Extraordinário”, e o segundo aconteceu no mês de Outubro com o filme “Ensaios sobre a cegueira”.



PROJETO DE ENSINO E EXTENSÃO: SEMINÁRIOS DO PET: O grupo PET/CIÊNCIAS NATURAIS, organizou dois seminários no ano de 2011, sendo o 1º seminário no mês de Junho, abordando o tema “Universitário inteligente é Universitário saudável”, discutindo assuntos relacionados com a saúde dos acadêmico, e o 2º seminário no mês de Novembro contando com o tema “Sociedades Inclusiva” dialogando sobre vários aspectos de inclusão nos ambientes escolares.



PROJETO DE ENSINO E EXTENSÃO: OFICINAS DE LEITURA: As oficinas consistiam em apresentações sobre temas atuais da revista FAPESP, para promover discussão durante os encontros sobre o assunto estudado por cada integrante. Foram realizadas duas oficinas no ano de 2011, sendo estas registradas por meio de vídeos e fotografias. No decorrer de um ano de atividades do grupo PET/CIÊNCIAS NATURAIS, percebeu-se uma evolução significativa no contexto acadêmico, por meio de atividades exercidas pelos petianos, no âmbito de pesquisa, ensino e extensão. Todas as ações foram exercidas com bastante empenho, buscando sempre atender aos objetivos propostos.




PROJETOS DE EXTENSÃO: NATAL E PÁSCOA SOLIDÁRIA: O Natal Solidário Com foi realizado com o objetivo de fazer um natal melhor para a comunidade, o grupo tomou a iniciativa de fazer-lo utilizando as doações recolhidas durante a Recepção de Calouros, mencionada anteriormente. Foi feita uma tarde de brincadeiras entre as crianças de uma escola carente do município de Araguaína-To, e posteriormente foi feita a entrega dos brinquedos que pelos integrantes.
Já a Páscoa Solidária ocorreu na escola de ensino infantil São Vicente de Paula, situada no bairro Imaculada Conceição na cidade de Araguaína no estado do Tocantins.  A intenção do evento pascal era interagir e refletir a cerca da importância cristã da data com as crianças, além de promover algo que estivesse adjacente à escola já que, se tratava de uma comemoração. A mesma contou também com brincadeiras, presentes e lanche para os alunos.